O que significa ser cristão?
Cristão significa “seguidor de Cristo”. Um cristão é uma pessoa que ama a Jesus, aceitou-o como seu Salvador e obedece aos seus mandamentos. Um verdadeiro cristão segue Jesus de todo coração, não apenas por tradição.
Os seguidores de Jesus foram chamados pela primeira vez de “cristãos” em uma cidade chamada Antioquia (Atos dos Apóstolos 11:25-26). Este nome, pejorativo naquela altura, ficou popular e se tornou o nome “oficial” dos seguidores de Jesus.
Cristão significa discípulo ou imitador de Cristo. Os cristãos acreditam que Jesus é o Cristo prometido, o Salvador do mundo (Mateus 16:15-16). Ele veio ao mundo para nos salvar de nossos pecados, que nos afastavam de Deus. Assumiu o nosso lugar morrendo na cruz e ressuscitou. Agora todos que se arrependem de seus pecados e aceitam Jesus como seu Senhor e Salvador podem viver uma vida nova com Ele! Jesus liberta do pecado e da condenação.
Veja também: por que Jesus é chamado Cristo?
Um cristão segue a Jesus – tenta se tornar mais parecido com Jesus, obedecendo aos seus mandamentos e tentando agir como Ele agiu na terra (Efésios 5:1-2). Esse é um grande desafio mas Deus ajuda-nos através do Espírito Santo, que mora dentro de cada cristão. O Espírito Santo ensina e corrige, nos ajudando a viver mais parecidos com Cristo.
Como posso me tornar um cristão?
É preciso ter fé no plano de Deus para salvação do mundo. Isso implica crer em Jesus e se entregar a Ele, inteiramente. Para se tornar um cristão, você precisa aceitar Jesus como seu Salvador. Isso significa:
Entender que você é um pecador – todos somos pecadores. Pecado é tudo que praticamos de errado; todos erramos e, como castigo, ficamos separados de Deus. Isso causa um grande vazio na vida e, depois da morte, traz destruição eterna – veja aqui: o que é pecado?
Necessidade de se arrepender – reconhecer seus erros e decidir mudar de vida, porque não deseja mais viver pecando; para mudar de vida, você precisa de Jesus...
Aceitar que Jesus morreu por você – Jesus lhe ama tanto que ele levou o castigo por todos os seus pecados na cruz! Você só precisa crer e aceitar que ele fez isso por você.
Dizer para Jesus – orar é conversar com Deus. Fale com Deus e peça perdão por seus pecados. Diga para Ele que você crê que Jesus morreu e ressuscitou por você. Peça para Jesus ser seu amigo e morar dentro de seu coração para sempre, mudando sua vida para sempre – Romanos 10:9-10
Se você já fez isso, você é um cristão! Jesus mora dentro do seu coração (João 14:23). Agora sua vida é dedicada a Jesus e seu maior objetivo é agradá-Lo. Você pode agradar a Deus obedecendo aos seus mandamentos. Esses mandamentos estão escritos na Bíblia, que ensina como ter um bom relacionamento com Deus e viver da melhor maneira. Por isso, é muito importante conhecer e estudar a Bíblia.
O verdadeiro cristão é reconhecido pela sua maneira de viver. Não adianta dizer que você crê em Jesus se você continua na prática das coisas erradas, sem querer mudar de verdade (Colossenses 3:8-10). O cristão se esforça para abandonar o pecado e pede a ajuda de Jesus para conseguir, todos os dias seguindo o caminho estreito que conduz a Deus. Mas você não precisa andar sozinho. A igreja é o lugar onde os cristãos se reúnem para crescer e adorar a Deus juntos e se ajudarem uns aos outros. Procure se integrar em uma igreja firme no Evangelho de Jesus Cristo.
2. Persistência X Mudanças Contam que certa vez, duas moscas caíram num copo de leite. A primeira era forte e valente. Assim, logo ao cair, nadou até a borda do copo. Mas como a superfície era muito lisa e ela tinha suas asas molhadas, não conseguiu sair. Acreditando que não havia saída, a mosca desanimou, parou de nadar e se debater e afundou. Sua companheira de infortúnio, apesar de não ser tão forte, era tenaz. Continuou a se debater, a se debater e a se debater por tanto tempo, que, aos poucos o leite ao seu redor, com toda aquela agitação, foi se transformando e formou um pequeno nódulo de manteiga, onde a mosca tenaz conseguiu com muito esforço subir e dali alçar vôo para algum lugar seguro. Durante anos, ouvi esta primeira parte da história como elogio à persistência, que, sem dúvida, é uma hábito que nos leva ao sucesso, no entanto… Tempos depois, a mosca tenaz, por descuido ou acidente, novamente caiu no copo. Como já havia aprendido em sua experiência anterior, começou ...

Comentários
Postar um comentário